A casa de madeira
Pelo Outono, a rata Alina ouvira dizer que o seu bom velho amigo, o texugo Norberto, morava agora numa casa algures na montanha. Há muito tempo que Alina não via Norberto. Nos últimos dias, desde que a neve começara a cair, Alina pensava muito nele, na sua agradável voz resmungona, na sua presença calorosa e reconfortante e na sua grande colecção de livros, que ele muitas vezes lhe lera.
“A casa do Norberto, lá na montanha, de certeza que agora tem luz, é quente e confortável”, pensou a ratinha, e naquele momento a sua toca começou a parecer-lhe apertada e abafada. No dia seguinte, tomou uma decisão:
— Vou ter com o Norberto! Não sei ao certo onde mora, mas não deve ser assim tão difícil de encontrar.
Alina calçou as botas quentes de ratinha, vestiu um casaco grosso de lã e pôs-se a caminho. Foi subindo a montanha, cada vez mais para cima, pela neve funda. Por pouco não dava com a casa do texugo! A noite já estava a chegar e ela ainda à procura do caminho através do bosque. E, para mais, começara a cair um nevão! Mas a ratinha não era medrosa.
“Se não encontrar hoje a casa do texugo, cavo um buraco fundo na neve”, pensou ela, “e assim não fico gelada…”
Mas, por fim, lá acabou por encontrar o caminho para fora do bosque, e viu à sua frente, num declive, a casa do texugo!
Era de madeira. Nas janelas brilhava uma luz amarela e quente e, da chaminé alta, saía um longo rasto de fumo que balançava ao vento.
Alina juntou as últimas forças e correu em direcção à casa. Claro que o texugo se alegrou imenso com a sua chegada. E ambos passaram um Inverno maravilhoso e confortável na casa de madeira, longe de tudo, lendo e conversando…
Erwin Moser
Mario der Bär
Weinheim Basel, Parabel, 2005
Tradução e adaptação
Muito lindo e fofo!!
As historias tem me aproximado da minha filha de 03 aninhos. Passamos o dia todo longe uma da outra, mas no final do dia essas historinhas fofas nos unem.
MUITO LEGAL! VOU LER PARA MEUS ALUNOS.
Li todas as histórias já!!! Gostaria de receber mais se houver pfv! Recomendo muitíssimo!
Bom dia.
Se desejar, podemos inscrevê-la no nosso projeto Clube das Histórias, e teremos todo o gosto de lhe enviar, gratuitamente e por email, duas histórias por semana. Basta que nos diga se está interessada em inscrever-se.
Saudações de Clube das Histórias