O menino sol que nunca queria ir dormir

Também em slideshare AQUI 

O menino sol que nunca queria ir dormir

 

Há muito, muito tempo, há milhões de anos atrás, não existia nada à face da terra… Nada de nada! Nem mesmo pessoas ou animais. Em contrapartida, o céu já era habitado: o Sol, a Lua, as estrelas… Já lá estavam todos. Naqueles tempos, eram ainda muito novos, caprichosos, malucos e, por vezes, mal-educados. Sobretudo o Sol! Passava o tempo a passear os seus raios novos e ofuscantes, todo orgulhoso por ser o mais luminoso, o mais cintilante! Aborrecia toda a gente com os seus raios, o seu calor e a sua luz.

— Para de brilhar! Fazes-nos mal aos olhos! — diziam as nuvens.

— Apaguem-no! Não consigo fechar os olhos! — resmungava a Lua.

— Ah, estes jovens! Julgam que podem fazer tudo! — protestavam as estrelas mais velhas.

— Mas tu nunca estás quieto? — suspirava a Terra, extenuada.

— É sempre de dia! Nem podemos fechar os olhos! — diziam as pequenas estrelas, que, como todas as crianças, precisavam de dormir.

Todos os habitantes do Céu, cansadíssimos, irritados, tristonhos, começaram a pensar no que fazer ao menino Sol para ele brilhar menos: fechá-lo num armário escuro, pôr-lhe graxa preta…

— Isto não pode continuar! — trovejava a Trovoada. — Temos de encontrar uma solução.

E teve logo uma ideia, que contou à Lua e às estrelas.

A Trovoada teve então uma conversa com o menino Sol.

— Solzinho, tivemos uma ideia. Vais brilhar entre nós algumas horas e, depois, ala!,vais brilhar para o outro lado da Terra. Assim, fazes algumas horas connosco e algumas horas com o outro lado. Enquanto lá estiveres, eles divertem-se e nós dormimos. E enquanto estiveres entre nós, eles descansam. Assim, não precisas de parar e toda a gente ficará satisfeita!

O menino Sol saltou de alegria face à ideia de ter duas casas e, sobretudo, amigos em todo o lado.

A partir daí passou a haver noite na terra, para grande felicidade dos seus habitantes, que podem assim repousar. Foi nessa altura, aliás, que os homens apareceram, dizendo que, com um pouco de Sol durante o dia e um pouco de escuro à noite, a vida seria bem agradável na Terra.

Sabe-se que, à noite, o Sol nunca chega a desaparecer totalmente, mas que está simplesmente do outro lado da Terra, a viver a sua segunda vida, na sua segunda casa, à espera de voltar. É por isso que nunca se deve ter medo do escuro.

 

44 thoughts on “O menino sol que nunca queria ir dormir

  1. Olá,

    Adorei a historia O menino sol que nunca queria ir dormir.
    Gostaria de saber se tem um livro que poderia comprar e o autor.

    Grata

    Luciana

  2. olá tenho 12 nos adorei sua sua história!!legal,significativa,e serve de explicação para crianças sobre o fenômeno do sol estar uma hora no ocidente e outa no oriente de acordo com o movimento de rotação da terra.

    OBRIGADO!
    ADOREI!!!
    ♥ ♥ ♥

  3. sou avó e gostei muito da historia como todas as noites, meu neto so dorme depois de eu contar uma. adorei rsrsrsrs

    • Por coincidencia, aqui em casa somos…. Gigi (1,6), Gabi (mae), Tiago (pai) e Guigui (4).

      Abraco… E o Guigui gostou muito da historinha…

  4. Ola, estamos de ferias na casa da nossa tia e só dormimos depois de uma boa história e gostamos dessa é bonitinha. obrigada

  5. oi ADOREI muito a sua história… Pena eu não cuidar mais de crianças para lhes compartilhar uma história tão elegante e com um pouco de verdade misturada… Bjs e continue assim.

  6. Olá, adorei a história q meu pai contou de O Menino Sol que Nunca Queria Dormir. Sempre quando ele acaba, eu peço para contar outra rs… Boa noite a todos.

  7. Huma historia real, com sentimento. Perfeita.
    Ótima!
    Minhas meninas adoraram e contam uma para outra.
    uma grande abraço.

  8. Adorei sua história.Vou contar ao grupo de professoras da Escola onde trabalho.Dessa história podemos tirar muitas lições para começarmos o ano letivo.Beijos.Prof.Maíra.

  9. Olá sou mãe e esta história foi-me muito útil.
    O meu filho não queria dormir e quando pesquisei apareceu-me logo esta historia que, para além de me ajuda a deitá-lo agora que ele nunca quer ir para a cama, também o ajudou a ele a perceber a razão do dia e da noite e a importância de descansarmos. Obg !

  10. Que história legal! Acabei de contar para minha filha que, ultimamente, tem tido medo do escuro e ela dormiu muito tranqüila. Uma boa história é um alento para as crianças e para nós pais. Beijos e parabéns.

  11. Olá…
    Adorámos a história… Queremos ler mais histórias suas… A mamã lê-nos sempre à noite para adormecermos mais felizes e a sua história foi a nossa prenda desta noite…
    Obrigado!!!
    P.s- Já não temos medo do escuro…🙂

  12. Ola, um trabalho gratificante, hj pesquisei na net uma historinha para meu filhinho dormir, e amamos o que encontramos…. grata, linda historia

  13. Nossa! Que estorinha mais bacaninha. Sou enfermeiro num hospital psiquiátrico, contei para os meus pacientes e eles agora me pedem para contá-la todos os dias e todas as noites!

Deixar uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Alterar )

Connecting to %s