O menino sol que nunca queria ir dormir

Também em slideshare AQUI 

sol-lua-sorriso-m

Há muito, muito tempo, há milhões de anos atrás, não existia nada à face da terra… Nada de nada! Nem mesmo pessoas ou animais. Em contrapartida, o céu já era habitado: o Sol, a Lua, as estrelas… Já lá estavam todos.

Naqueles tempos, eram ainda muito novos, caprichosos, malucos e, por vezes, mal-educados. Sobretudo o Sol! Passava o tempo a passear os seus raios novos e ofuscantes, todo orgulhoso por ser o mais luminoso, o mais cintilante! Aborrecia toda a gente com os seus raios, o seu calor e a sua luz.

— Para de brilhar! Fazes-nos mal aos olhos! — diziam as nuvens.

— Apaguem-no! Não consigo fechar os olhos! — resmungava a Lua.

— Ah, estes jovens! Julgam que podem fazer tudo! — protestavam as estrelas mais velhas.

— Mas tu nunca estás quieto? — suspirava a Terra, extenuada.

— É sempre de dia! Nem podemos fechar os olhos! — diziam as pequenas estrelas, que, como todas as crianças, precisavam de dormir.

Todos os habitantes do Céu, cansadíssimos, irritados, tristonhos, começaram a pensar no que fazer ao menino Sol para ele brilhar menos: fechá-lo num armário escuro, pôr-lhe graxa preta…

— Isto não pode continuar! — trovejava a Trovoada. — Temos de encontrar uma solução.

E teve logo uma ideia, que contou à Lua e às estrelas.

A Trovoada teve então uma conversa com o menino Sol.

— Solzinho, tivemos uma ideia. Vais brilhar entre nós algumas horas e, depois, ala!,vais brilhar para o outro lado da Terra. Assim, fazes algumas horas connosco e algumas horas com o outro lado. Enquanto lá estiveres, eles divertem-se e nós dormimos. E enquanto estiveres entre nós, eles descansam. Assim, não precisas de parar e toda a gente ficará satisfeita!

O menino Sol saltou de alegria face à ideia de ter duas casas e, sobretudo, amigos em todo o lado.

A partir daí passou a haver noite na terra, para grande felicidade dos seus habitantes, que podem assim repousar. Foi nessa altura, aliás, que os homens apareceram, dizendo que, com um pouco de Sol durante o dia e um pouco de escuro à noite, a vida seria bem agradável na Terra.

Sabe-se que, à noite, o Sol nunca chega a desaparecer totalmente, mas que está simplesmente do outro lado da Terra, a viver a sua segunda vida, na sua segunda casa, à espera de voltar. É por isso que nunca se deve ter medo do escuro.

 

 

Advertisements

52 thoughts on “O menino sol que nunca queria ir dormir

  1. Olá,

    Adorei a historia O menino sol que nunca queria ir dormir.
    Gostaria de saber se tem um livro que poderia comprar e o autor.

    Grata

    Luciana

  2. olá tenho 12 nos adorei sua sua história!!legal,significativa,e serve de explicação para crianças sobre o fenômeno do sol estar uma hora no ocidente e outa no oriente de acordo com o movimento de rotação da terra.

    OBRIGADO!
    ADOREI!!!
    ♥ ♥ ♥

  3. sou avó e gostei muito da historia como todas as noites, meu neto so dorme depois de eu contar uma. adorei rsrsrsrs

    • Por coincidencia, aqui em casa somos…. Gigi (1,6), Gabi (mae), Tiago (pai) e Guigui (4).

      Abraco… E o Guigui gostou muito da historinha…

  4. Ola, estamos de ferias na casa da nossa tia e só dormimos depois de uma boa história e gostamos dessa é bonitinha. obrigada

  5. oi ADOREI muito a sua história… Pena eu não cuidar mais de crianças para lhes compartilhar uma história tão elegante e com um pouco de verdade misturada… Bjs e continue assim.

  6. Olá, adorei a história q meu pai contou de O Menino Sol que Nunca Queria Dormir. Sempre quando ele acaba, eu peço para contar outra rs… Boa noite a todos.

  7. Huma historia real, com sentimento. Perfeita.
    Ótima!
    Minhas meninas adoraram e contam uma para outra.
    uma grande abraço.

  8. Adorei sua história.Vou contar ao grupo de professoras da Escola onde trabalho.Dessa história podemos tirar muitas lições para começarmos o ano letivo.Beijos.Prof.Maíra.

  9. Olá sou mãe e esta história foi-me muito útil.
    O meu filho não queria dormir e quando pesquisei apareceu-me logo esta historia que, para além de me ajuda a deitá-lo agora que ele nunca quer ir para a cama, também o ajudou a ele a perceber a razão do dia e da noite e a importância de descansarmos. Obg !

  10. Que história legal! Acabei de contar para minha filha que, ultimamente, tem tido medo do escuro e ela dormiu muito tranqüila. Uma boa história é um alento para as crianças e para nós pais. Beijos e parabéns.

  11. Olá…
    Adorámos a história… Queremos ler mais histórias suas… A mamã lê-nos sempre à noite para adormecermos mais felizes e a sua história foi a nossa prenda desta noite…
    Obrigado!!!
    P.s- Já não temos medo do escuro…
    🙂

  12. Ola, um trabalho gratificante, hj pesquisei na net uma historinha para meu filhinho dormir, e amamos o que encontramos…. grata, linda historia

  13. Nossa! Que estorinha mais bacaninha. Sou enfermeiro num hospital psiquiátrico, contei para os meus pacientes e eles agora me pedem para contá-la todos os dias e todas as noites!

  14. Amei a história muito interessante e criativa😘😘😘😘😘😘😘😍😍😍😍😍😍😍😍😋😋😋😋😋😝😝😝😝😝😜😜😜😜😜😗😗😗😗😙😙😙😙😚😚😚😚😳😳😳😳☺☺☺☺😊😊😊😊😀😀😀😀😁😁😁😁😃😃😃😃😄😄😄😄😆😆😆😆😇😇😇😇😉😉😉😉

  15. Amei a história muito interessante e criativa😘😘😘😘😘😘😘😍😍😍😍😍😍😍😍😋😋😋😋😋😝😝😝😝😝😜😜😜😜😜😗😗😗😗😙😙😙😙😚😚😚😚😳😳😳😳☺☺☺☺😊😊😊😊😀😀😀😀😁😁😁😁😃😃😃😃😄😄😄😄😆😆😆😆😇😇😇😇
    😉😉😉😉

  16. Olá gostei muito da história! Meus filhos sempre pedem para eu contar uma história antes de dormir… Na maioria das vezes eu invento… Porém dessa vez resolvi ler uma on line…
    Peço que façam mais histórias como essa… Real e boa de se ler.
    Parabéns!

  17. Adorei a história, procurando algo novo para ler para minha filha!!! Gostei bastante e ela tambem, mais calma agora depois de um historia, vai dormir👧💭🐏

  18. Sou mãe e acredita que as histórias que lemos para nossos filhos ajudam a conhecer um mundo mágico das palavras e fantasia adorei a historia e eles ficarão fascinado 😍

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s